ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA) & SERVIÇOS COMPARTILHADOS: Seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC) está gerando vantagem competitiva para sua empresa?

Em nosso artigo anterior (Evolutivo & Adaptativo – Por que o modelo de gestão de Serviços Compartilhados é atual e continua sendo utilizado), a ConsulPaz descreveu sobre a evolução do modelo de CSC e os elementos que justificam a sua sustentabilidade desde seu início nos anos 80. A Plataforma Digital, solução preconizada por nossa consultoria como o último estágio de evolução dos CSC’s, traz em seu conjunto a tecnologia conhecida como Robotic Process Automation (RPA), motivo pelo qual elaboramos este artigo. Se você tiver interesse em ler este artigo, acesse nosso site https://consulpaz.com/evolutivo-e-adaptativo/

O mundo empresarial e dos negócios vem evoluindo com as últimas revoluções tecnológicas. A agilidade organizacional se tornou elemento fundamental para a sobrevivência das empresas devido a necessidade de se antecipar as tendências e efetivamente implementar as novas tecnologias aos seus processos e estratégias. Aqueles negócios que souberam aproveitar estas transformações se tornaram líderes em seus mercados, gerando vantagem competitiva e valor aos seus clientes e acionistas.

A primeira e a segunda Revolução industrial duraram cerca de 200 e 70 anos, respectivamente. Ambas transformaram os processos produtivos de forma significativa, porém foi na terceira revolução que o “digital” entrou em cena, incorporando a utilização dos computadores, internet e da automação. Esta terceira revolução teve uma duração de aproximadamente 40 anos, ou seja, 1/5 da primeira. Neste momento, estamos vivendo a quarta revolução, onde as inovações estão acontecendo em uma velocidade exponencial e nossas empresas precisam estar atentas para incorporarem elas em suas cadeias de valor.

Ao longo das jornadas citadas anteriormente, as áreas de negócio acreditavam que as questões relacionadas à tecnologia deveriam ser única e exclusivamente avaliadas pela área de Tecnologia da Informação (TI). Na dinâmica atual, onde transformações ocorrem todos os dias, precisamos inserir um “olhar digital” como parte de todo negócio, algo onde todos devem estar abertos e atentos as novas tecnologias, buscando soluções que alavanquem a produtividade, eficiência e a qualidade dos seus processos e serviços. A automação por Robotic Process Automation pode ser o diferencial competitivo que seu CSC estava esperando.

O QUE É ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA)?

RPA – Robotic Process Automation é o nome dado a soluções de automação feitas através do uso de softwares ou, como são conhecidos, os famosos “robôs”, dispositivos que executam tarefas normalmente repetitivas, de forma pré-programada.  Estes dispositivos navegam na camada de visualização de sistemas atuais e legados (ERP’s, CRM’s, etc) tal como o usuário o faz manualmente, passando a executar as atividades que antes eram feitas apenas por humanos, porém, com mais precisão, alta performance e margem praticamente zero de erro.

CURIOSIDADE: Mesmo presente desde os anos 2000, A palavra-chave “Robotic Process Automation” teve um crescimento exponencial no seu número de buscas no site Google em meados de 2016.

O mundo está em constante mudança e precisamos estar atentos para não deixar a hora da transformação digital passar.

E o que isto quer dizer? Significa que se você demorar para entender e ler o novo mundo, sempre será um seguidor e nunca um líder!

Considerando qualquer segmento, mas principalmente o modelo de gestão de Serviços Compartilhados, automação (e todas as novas tecnologias) é definitivamente uma das principais ferramentas que já deveriam fazer parte de seus processos. Tal tecnologia não pode mais fazer parte do plano futuro e sim do AGORA.

COMO ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA) PODE GERAR VANTAGEM COMPETITIVA NO SEU CSC?

O RPA, entre tantas outras ferramentas inovadoras, transforma não somente a natureza do trabalho, mas também a capacidade do CSC se manter competitivo, de reduzir custos operacionais, minimizar erros, alavancar a qualidade dos serviços e de focar em atividades que adicionem valor ao negócio.

Para simplificar o entendimento, imagine que todo aquele volume de atividades repetitivas e transacionais, as quais possuem regras claras de execução, podem ser feitas automaticamente por um “Robô”. Sabemos que normalmente o grande vilão dos processos administrativos é o volume de dados, planilhas que devem ser confrontadas e comparadas, de relatórios que devem ser extraídos ou comandos repetitivos que são digitados em sistemas. Tudo isso pode ser feito automaticamente, e pode ser até mesmo antes do início do horário comercial quando os colaboradores começam seus turnos de trabalho. É isso mesmo! imagine que, todo o trabalho pesado pode ser antecipado e, quando o colaborador chegar à sua estação de trabalho, ele poderá focar no que realmente agrega valor para o negócio.

Você já se viu aguardando minutos até que fosse gerado um relatório no sistema? E depois de tudo, ainda ter que comparar dados para poder processar uma atividade? Utilizando a tecnologia de RPA tudo poderia ser feito sem esforço algum, e além disto, garantindo a qualidade das transações e evitando o risco do erro humano.

O que podemos automatizar utilizando o RPA, por exemplo? A digitação de notas fiscais, atividades do contas a pagar, conciliações e lançamentos contábeis entre tantos outros, mas, o importante é primeiramente identificar quais são as atividades que possuem maior esforço e maior volume, adequar os processos e políticas, para então aplicar a automação ampliando exponencialmente os resultados para o negócio.

Mas além de apenas executar tarefas que são repetitivas e com alto volume, ainda podemos potencializar nossos processos e resultados, combinando RPA com inteligência artificial onde a ferramenta passa a ter então, capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e tomar decisões de forma inteligente. Assim, permite que através de uma curadoria, você possa ensinar ao longo do tempo quais as decisões devem ser tomadas em determinados cenários, ou seja, várias possibilidades na palma de nossa mão.

O grande diferencial deste tipo de tecnologia é que seu benefício não se limita em apenas reduzir tempo e custo das atividades, mas também em melhorar significativamente a qualidade dos processos reduzindo o risco de erro praticamente a zero, capturar dados em questão de segundos, o que antes poderia parecer complexo e difícil, e então, transformá-los em indicadores para ações pró ativas gerando assim vantagem competitiva ao CSC e ao seu negócio. Tecnologia a favor da EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE ao mesmo tempo.

Transforme a maneira como seu Centro de Serviços Compartilhados opera, use a tecnologia a favor do negócio e esteja sempre a frente, conectado e atento em qual deve ser o próximo passo.

ROBOTIC PROCESS AUTOMATION é apenas um dos muitos aliados deste modelo de negócio chamado Serviços Compartilhados. Use-o de forma criativa e transformadora e torne seus processos muito mais eficientes e produtivos.

_______________________________________________

Entre em contato, através do nosso e-mail contato@consulpaz.comteremos muito prazer em discutir nossas ideias e trocar experiências. Além dos serviços de consultoria, também temos como um dos nossos propósitos compartilhar nossos aprendizados.

 

Kéllin Pereira

Consultora Associada da ConsulPaz CGP Associates

www.consulpaz.com

Colaboração: Eden Paz, Inácio Fritsch e Juliano Santos dos Santos.

Arte e diagramação: Muriã Ferri

____________________________________________________

PARA VISUALIZAR E BAIXAR O CONTEÚDO EM FORMATO DE REVISTA