A Importância de ter profissionais certificados nas empresas  

Em um passado não muito distante, concluir um curso superior era suficiente para ter sucesso no mercado profissional. Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação à qualificação dos profissionais. Dessa forma, por mais completas e atualizadas que sejam as grades curriculares das universidades, é praticamente impossível se manter atualizado acerca das melhores práticas do mercado profissional em um mundo de evolução constante. Por isso, continuar estudando e aprendendo é essencial. Obter uma certificação tornou-se um dos caminhos para quem deseja continuar a crescer e destacar-se no mercado de trabalho.   

Empresas têm procurado investir mais no desenvolvimento de suas pessoas, proporcionando especializações, certificações e vivências, a fim de aproveitar ao máximo o potencial de cada uma delas. Essa estratégia, além de proporcionar conhecimento mais aprofundado sobre determinado assunto e desenvolvimento de algumas “soft skills”, tem como efeito indireto deixar os colaboradores mais satisfeitos e engajados.  

As empresas que possuem certificações corporativa e que incentivam e valorizam profissionais certificados, tendem a obter maior credibilidade no mercado, sendo na maioria das vezes mais bem avaliadas por seus fornecedores e clientes. Mais do que isso, demonstram que, de fato, estão investindo na melhoria contínua, quanto à qualidade na prestação dos seus serviços, colocando a empresa em vantagem competitiva em relação aos concorrentes.  Abaixo apresentamos alguns dos benefícios que podem ser obtidos nas mais diversas certificações.

Melhoria nos Processos, Produtos e Serviços 

Os novos conhecimentos adquiridos nas certificações, fazem com que o profissional e a empresa saiam da “zona de conforto”, gerando assim melhorias na qualidade dos processos, produtos e na prestação de serviços.  Os processos passam, então, a atender as expectativas do negócio, fornecedores e clientes, onde contribuem diretamente para e eficiência e eficácia do negócio.  

Redução de Desperdícios

O profissional qualificado começa a desenvolver a cultura de melhoria contínua. Assim, passa a pensar mais adiante, entendendo as situações sob diferentes pontos de vista, buscando novas soluções. Essas novas habilidades são “levadas” para o ambiente de trabalho, onde os demais colaboradores passam a se beneficiar indiretamente com a Cultura de Melhoria. Dessa forma, identificam e reduzem os desperdícios dos processos, produtos ou serviços e entregam apenas o que agrega valor. A atividade de eliminar o retrabalho e tarefas de baixo valor agregado passa a fazer parte da cultura da empresa. 

Redução de Custos

A capacidade de otimizar os processos, produtos ou serviços, reduzindo “gargalos”, desperdícios, atrasos e retrabalhos com implementações de padronizações e automações, geram mais resultados para a companhia. A organização passa a oferecer maior qualidade aos seus fornecedores ou clientes por um custo reduzido. Por consequência, a organização consegue se posicionar melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, além de aumentar a satisfação dos fornecedores e clientes. 

Aumento de Produtividade 

A capacitação profissional, proporciona mais confiança e segurança para executar as atividades, aumentando a produtividade. As tarefas e problemas passam a ser resolvidos com mais facilidade, pois o aprendizado acelera o raciocínio e a habilidade de compreender as mais diversas situações. A empresa ganha por ter colaboradores mais produtivos e que realizam mais tarefas em menos tempo. O profissional se sente estimulado ao ver os novos conhecimentos aplicados, gerando resultados de curto prazo e acaba motivando também toda a equipe.  

Melhor Habilidades Analíticas 

O profissional certificado possui habilidades analíticas melhoradas, onde gera informações e conhecimentos a partir da análise de dados que nem sempre são óbvios. Ou seja, ele consegue organizar de forma lógica informações de diferentes origens com precisão, sendo capaz de resolver situações complexas e gerar resultados satisfatórios. As análises estatísticas realizadas contribuem para evitar desperdícios e maximizar a lucratividade no negócio.   

Existem inúmeras certificações no mercado de trabalho, tais como: ISO, PMI, PSM, GMO, Six Sigma, dentre outras. Independente de qual seja a certificação, todas proporcionam benefícios que agregarão valor à cadeia produtiva, auxiliarão na tomada de decisões e alavancarão o negócio. Assim, tornando-o mais eficiente e eficaz. Um outro benefício das certificações, que vale ressaltar, é a oportunidade de conhecer muitas pessoas (palestrantes, professores, doutores e entre outros). Elas acabam se tornando meios de aprendizado e troca, mesmo após o término das certificações. Por isso, é uma ótima chance de realizar networking, permitindo o contato com pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho de seu interesse ou de conhecer novos caminhos.   

Porém, destaco que o importante é assegurar que a certificação e a prática caminhem juntas. De nada vale uma certificação, se o contexto dela, não for “inserido” no dia a dia. Se os conhecimentos adquiridos não forem utilizados, consequentemente os benefícios não aparecerão.   

Para concluir, o principal deste artigo é demonstrar que toda e qualquer forma de aprendizado é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa e de qualquer organização. Portanto, nunca pare de estudar, pesquisar; seja através da educação formal, ou através de cursos e vivências que possibilitem o constante desafiar de nossas capacidades.


Posts Relacionados