Conteúdos ConsulPaz

LEAN: A Nossa Jornada Dentro Das Empresas Randon

Com marcas de referência global, o conglomerado das Empresas Randon atualmente produz um dos mais expressivos portfólios de produtos do segmento de veículos comerciais, com destaque para o transporte de cargas, seja rodoviário, ferroviário ou fora-de-estrada atendendo diversos países. 

Primeiros Passos

Para atender demandas de diversas empresas do Conglomerado, foi criado em 2010 o Centro de Serviços Compartilhados das Empresas Randon, o CSC. No início do projeto, contamos com o apoio da consultoria ConsulPaz para o mapeamento e redesenho dos processos, que deveriam ser migrados para o CSC. A consultoria foi fundamental nessa caminhada, pois auxiliou na criação de indicadores estratégicos para o gerenciamento de atividades e acompanhou o desenvolvimento do nosso acordo de nível de serviços, o SLA. 

Com o aprendizado conquistado ao longo da implantação do projeto e com a vivência diária dos processos, a equipe percebeu que poderia ampliar o escopo de atuação. Dessa forma, em 2016, absorvemos novos serviços, dando início à uma nova etapa, que denominamos de +CSC. Tivemos novamente o apoio da ConsulPaz, já que os processos a serem migrados eram mais complexos dos que os anteriores.

O LEAN e a nossa Evolução

Em paralelo ao aumento de escopo de trabalho, veio também a crescente demanda pela melhoria contínua, simplificação dos processos e entregas com maior valor agregado, propondo soluções ágeis, com o objetivo de transformar a experiência do cliente. 

Partimos em busca de ferramentas que atendessem os desafios da transformação do nosso modelo de atuação. E tendo em mente o modelo de melhoria contínua, encontramos a filosofia de gestão Lean, sistema que muda a realidade das Organizações, conduzindo-as a negócios mais rentáveis e de sucesso. 

O Lean é um termo muito conhecido em empresas de manufatura, já que nasceu na empresa Toyota no período posterior à Segunda Guerra. Taiichi Ohno, criador do modelo, engenheiro e chefe de produção, liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão, ao longo das décadas de 1950 e 1960, que busca alta qualidade no menor prazo e com o menor custo por meio da eliminação de desperdícios. Inspirada nessas práticas e nos resultados deste sistema, surgiu a metodologia Lean, que na tradução literal significa “enxuto”. 

A metodologia Lean, inicialmente aplicada apenas em operações de manufatura, mostrou enormes ganhos de produtividade, qualidade e desenvolvimento de produtos. Com o passar do tempo, esse conceito passou a ser utilizado também no ambiente corporativo, eliminando desperdícios continuamente e resolvendo problemas de maneira sistemática. Desta forma, o Lean passou a ser aplicado em qualquer segmento, inclusive em escritórios, onde é conhecido como LeanOffice ou “escritório enxuto”. 

A jornada de busca pelo Lean no CSC das Empresas Randon está baseada na estratégia de minimizar riscos e desperdícios, maximizando o valor entregue a todos os clientes. O propósito dessa caminhada é fortalecer dentro do CSC o espírito de equipe, a confiança nas pessoas e o respeito por elas. Acreditamos que a transformação começa quando todos conseguem enxergar o processo de forma sistêmica, verificando cuidadosamente cada etapa e percebendo gastos e esforços desnecessários. E essa transformação só é possível quando as equipes conhecem integralmente os processos, que desenvolvem diariamente. 

Com foco no propósito e na busca pelo engajamento de todo o time do CSC, a primeira grande tarefa foi direcionar nossos esforços para comunicar de forma clara os pilares da nossa transformação, que são as pessoas, os processos e a melhoria contínua. A partir disso, adotamos a “Jornada Lean, você faz parte do todo”. 

Jornada Lean

Durante o lançamento da Jornada Lean, buscamos desenvolver atividades lúdicas, como rodas de conversas, o Lean Talks, entre outros eventos. Estudamos os oito desperdícios da metodologia Lean e como podemos identificá-los no nosso dia a dia. Focamos esforços para ensinar e aprender a desenvolver métodos mais ágeis para tratar e eliminar os nossos desperdícios. 

Posteriormente, identificamos quais ferramentas Lean mais se adequavam a nossa realidade, começando a utilizar as ferramentas dos 5S’s, para melhorar aspectos como organização, limpeza e padronização. Ferramentas Kaizen foram úteis para mapear processos com oportunidades de melhorias, a partir da identificação do problema, definição de objetivos, premissas a serem trabalhadas, criação de plano de ações e posteriores implementações. Com isso, muitas melhorias foram conquistadas pela nossa equipe. 

Em 2018, iniciamos os treinamentos de Seis Sigma, um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. A partir disso, tivemos nova conquista: 23% da nossa força de trabalho treinada, o que gerou grandes ganhos na condução de projetos. 

Ainda falando sobre ferramentas, para o gerenciamento da nossa rotina utilizamos o Kanban, metodologia de gestão visual, que facilita a interpretação do processo, a comparação entre o que está planejado e o que já foi realizado e a visualização das prioridades do dia. A prática tem gerado ótimos resultados, quanto ao atendimento das demandas dos clientes, já que o tempo agora é gerenciável. 

Seguimos a nossa Jornada

A Jornada Lean transformou a cultura do CSC. Diariamente percebemos o crescimento e a maturidade, que as pessoas envolvidas vêm adquirindo. E a cada dia também se torna mais nítida para todos a consolidação do compromisso em atender com excelência os nossos clientes, mantendo-os próximos e satisfeitos com os nossos serviços. 

A nossa Jornada Lean não está próxima do fim, muitos desdobramentos estão planejados. Mas é perceptível na nossa equipe as melhorias conquistadas e o valor agregado aos nossos resultados e entregas. Tão importante também são as nossas pessoas e com a metodologia Lean podemos proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional em um ambiente de constante aprendizado. E no nosso CSC das Empresas Randon, é nisso que acreditamos! 


Posts Relacionados