Conteúdos ConsulPaz

SAP e a Transformação Empresarial: Tendências, Desafios e Estratégias de Sucesso

Em uma imersão especial na vanguarda da tecnologia empresarial, destacamos Lucca Ronchetti, Head de Parcerias e Ecossistema na ITS, consultoria SAP referência em inovação na América Latina. Exploramos as últimas tendências em ERP e SAP, oferecendo insights valiosos e estratégias interessantes. A conversa, liderada por Ari Pellicioli, CEO da ConsulPaz, e conduzida pelo jornalista Caco da Motta, editor da Revista Conteúdo Compartilhado, revela os caminhos fascinantes das soluções SAP. A entrevista que você acompanha em texto aqui, também está disponível para acompanhar em vídeo no canal do Youtube da ConsulPaz e em áudio no Podcast da ConsulPaz no Spotify.

Ari destaca a longa presença da SAP no mercado, mas direciona a discussão para o cenário atual. Ele questiona Lucca sobre o aumento na demanda por soluções SAP e se há setores específicos da indústria que lideram essa busca, seja na implementação, manutenção ou troca de versões da ferramenta. Lucca ressalta o contexto pós-pandemia e lembra que as empresas que não estavam digitalizadas, enfrentaram desafios, perdendo margens e mercado. Contudo, observa um aumento significativo na demanda por serviços de tecnologia e destaca a relevância dos softwares de gestão, incluindo a SAP com importante papel na Indústria.

Lucca enfatiza, no entanto, que o varejo possui um consumo diferente de tecnologia e muitas vezes com maiores investimentos. “Cada vez mais, as empresas precisam se conectar e se fidelizar com os seus clientes nesse mundo pós pandemia, então isso acabou virando uma necessidade de mercado”, salienta. 

O Papel Vital das Pessoas

A velocidade de lançamento de inovações tecnológicas vem crescendo, principalmente, com o uso da Inteligência Artificial. Caco questiona como a ITS está alinhada com as últimas tendências da SAP e sobre o desafio da atualização cultural das pessoas em relação à tecnologia.

Para Lucca, é essencial ter um olhar sobre como as empresas estão se posicionando no mercado e dando início ao processo de transformação, tanto em termos operacionais quanto culturais. É necessário superar a resistência à mudança, evitando a tradicional justificativa de “sempre fizemos dessa forma”. Lucca enfatiza a importância de evitar detratores no processo de transformação, destacando a contraprodução de utilizar métodos desatualizados. Como exemplo, cita o uso de planilhas Excel em paralelo a um sistema robusto, após um alto investimento por parte da empresa. “Mas hoje as pessoas estão mais aptas a esse processo de mudança e sabemos como é fundamental ter uma consultoria de Gestão da Mudança“, esclarece.

O alinhamento dos processos, a gestão eficaz de estoques e a qualidade da experiência do cliente são elementos fundamentais para impulsionar os resultados operacionais. No entanto, Lucca reforça que, sem a alocação adequada das pessoas nos lugares certos, a execução dessa transformação torna-se um desafio intransponível.

Para complementar a observação de Lucca, Ari salienta a importância dos três pilares: pessoas, processos e tecnologia, conceito enraizado na literatura há décadas. Destaca, também, que além da necessidade das pessoas se adaptarem às mudanças, é preciso ter clareza do propósito em cada projeto. É preciso definir papéis e responsabilidades de forma clara para que a implementação de novas ferramentas e processos seja executada de ponta a ponta de maneira eficaz. Nesse sentido, a SAP se apresenta como uma solução que proporciona uma visão abrangente de toda a cadeia de processos da empresa.

Evolução do SAP

Ari comenta sobre o quanto o SAP evoluiu e pede para Lucca compartilhar alguma experiência de inovação que tenha gerado retorno positivo durante a implementação. Lucca destaca, então, que o processo de implementação do SAP é singular em cada cliente, reconhecendo a importância de co-inovar e co-construir com os clientes. Neste contexto, ao lado de um de seus clientes, a ITS foi vencedora em uma competição de inovação relacionada à implementação do SAP S/4 HANA. A SAP, como parte desse processo, convida ativamente o mercado para participar dessas competições, proporcionando desafios de negócios reais que permitem à ITS destacar seu portfólio de serviços e da plataforma.

O S/4 HANA, com suas melhores práticas e a recente adição de Inteligência Artificial, proporciona dados estruturados e não estruturados para auxiliar gestores nas tomadas de decisão. “Isso é fundamental quando a gente fala hoje da nova economia e principalmente de como, a mudança de mercado, da política, de como estes agentes externos podem afetar os negócios”, afirma Lucca. A Inteligência Artificial, embutida no software, oferece inovação voltada para o produto. A ITS acredita no poder transformador dessa abordagem, já observando uma tendência em clientes que utilizam insights inteligentes em finanças, supply chain e RH.  

Inovação voltada para o produto

Lucca citou um exemplo recente de competição de inovação, focada em temas ESG e sustentabilidade. “Trabalhando com um grande player de mercado preocupado com a cadeia produtiva e logística reversa, a ITS, por meio de sessões de Design Thinking, desenvolveu um aplicativo gamificado para facilitar a logística reversa de um produto específico, promovendo, assim, o engajamento e a fidelização dos clientes”, comenta. Quando aborda projetos SAP, Lucca destaca o enfoque na inovação voltada para o produto. Ele ressalta o que a SAP continua a realizar nos últimos releases do SAP S/4 HANA, com o lançamento contínuo de novas funcionalidades.

Lucca evidencia a importância de compreender cada cliente, pois cada indústria, cliente e projeto apresentam singularidades e necessidades únicas. É o caso de quando há, por exemplo, um foco específico, como a prática de ESG em clientes de bolsa aberta, ou desenvolver aplicativos direcionados à logística reversa, mostrando que cada cliente é um caso único na abordagem inovadora.

Visão de Futuro    

Caco comenta sobre como ter uma visão para o futuro em meio a tantas inovações, especialmente no que diz respeito aos objetivos empresariais e corporativos, com foco em resultados e lucro. O desafio colocado é como preparar as pessoas para um ambiente que, mesmo sob pressões e metas objetivas, possa oferecer um propósito de valor elevado. O jornalista enfatiza, ainda, a importância de atender às demandas do mercado de maneira não destrutiva. Ou seja, considerando reservas naturais, questões culturais e diversidade, aspectos que as empresas estão cada vez mais integrando em suas estratégias. Ele conclui perguntando a Lucca sobre sua percepção desse novo cenário e suas projeções para o futuro.

Lucca lembra de uma conversa que teve com um parceiro de negócio, que é um dos maiores players do mercado de embalagens. “Estávamos falando sobre ESG e a importância não apenas de exibir um selo, mas de demonstrar sustentabilidade que pode aumentar a margem do negócio”, afirma. Durante a pandemia, o empresário alterou a fórmula química do spray de finalização das embalagens para proteger contra a covid-19. Mesmo tendo um aumento de custo, esse valor não foi repassado aos clientes. Lucca destaca este caso, evidenciando a necessidade de se posicionar em uma sociedade que busca propósito.

Quanto à ITS, Lucca destaca a importância do propósito também no mundo da consultoria. “As pessoas estão aqui por um motivo que não é só financeiro”, enfatiza. Ele aproveita para expressar o orgulho e a satisfação da empresa ao ganhar o prêmio do GPTW, após 21 anos no mercado, refletindo o comprometimento e a vontade de fazer a diferença. Por fim, Lucca reforça que os líderes precisam estar preparados para a gestão, indo além da exibição de um selo. Para ele, as decisões de investimento estão intrinsecamente ligadas aos resultados esperados. Os clientes não investem apenas num selo, mas acreditam no negócio quando há uma decisão estratégica, contribuindo de forma genuína para o crescimento da empresa.

Benefícios e Desafios

Falando como se fosse um representante de uma empresa interessada em substituir seu ERP, Ari encaminha duas perguntas para Lucca. “Há alguns anos, o processo de implantação do SAP era voltado apenas para grandes empresas que faturavam bilhões e demoravam anos para implementar. Como uma empresa, visando melhorar seu Parque Tecnológico, aumentar a produtividade e fortalecer compliance e governança, pode se beneficiar da ferramenta SAP?”. E a segunda pergunta: “Quais são os principais desafios que uma empresa pode enfrentar ao optar por migrar para o SAP e como posso me preparar para enfrentá-los?”.

Lucca ressaltou a transformação da SAP e a necessidade de preparação para projetos de implantação. “Entrei no mundo SAP em 2014, estagiando na empresa. Vi a evolução da SAP, que precisou se adaptar a um modelo de receita recorrente e software como serviço para garantir sua continuidade.” Ele destaca a inovação no portfólio da SAP, como BTP e Joule, e a complexidade dos projetos SAP, exigindo preparação interna.

Dessa forma, preparar as lideranças, ter clareza sobre processos e evitar terceirizar estratégias são recados essenciais. “90% dos projetos SAP falham pela falta de gestão de mudança sólida. A mudança é complexa, e a dor da transformação precisa ser gerenciada.” Lucca entende que a parceria com a ConsulPaz na Gestão da Mudança e outros fornecedores é fundamental para o sucesso. Assim, dica é não fazer projetos isolados; precisa de parceiros como a ConsulPaz, a SAP e fornecedores de hyperscale. “Unimos esforços para oferecer ao cliente o melhor caminho, mas ele deve entender desde o início que a jornada parece fácil, mas não é.”

Confira a entrevista completa na plataforma de sua preferência.


Posts Relacionados